Diretoria Executiva

Emmanuel Delfosse

Emmanuel Delfosse

Presidente

Em outubro de 2020, Emmanuel Delfosse assumiu o cargo de Diretor Presidente da EDF Norte Fluminense. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de equipes e projetos, regulação e desenvolvimento de negócios e um profundo conhecimento do mercado brasileiro de energia.

Emmanuel ingressou na EDF em 1993 e sua primeira experiência no mercado Brasileiro, foi entre 2004 a 2006, como Superintendente Técnico da Light S.A. distribuidora de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro, então subsidiária da EDF. Posteriormente migrou para a ENGIE na França, e retornou para o Brasil em 2016, onde contribuiu ativamente com o crescimento do Grupo ENGIE, com ampla atuação em assuntos regulatórios e desenvolvimento de negócios no mercado de gás que culminou com a aquisição da TAG (Transportadora Associada de Gás) em 2019 onde ele ingressou para estruturar a companhia como Diretor de operação.

Engenheiro formado pela Ecole Nationale Supérieure d’Ingénieurs Electriciens de Grenoble (ENSIEG) e pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG). Ele fala francês, inglês e português.

 

Mariano Gaio

Mariano Gaio

Diretor Financeiro e Administrativo

Em setembro de 2019, Mariano Gaio assumiu o cargo de Diretor Financeiro da EDF Norte Fluminense.

Mariano é um profissional financeiro com experiência internacional em diversos negócios do setor de energia e em diversas áreas financeiras.

Ele começou sua carreira na Argentina, trabalhando primeiro em controladoria e depois em planejamento estratégico nos setores de distribuição e varejo de energia. Ele teve um envolvimento ativo em projetos especiais como a revisão tarifária e a renegociação da dívida da empresa após o default do país em 2002. No México, ele administrou o tesouro de sete empresas que vão desde a produção de energia até um gasoduto de transporte de gás. Participou da tarefa financeira local para a alienação de ativos da EDF no México em 2007.

Trabalhando na sede em Paris, ele liderou uma equipe responsável pela análise do desempenho financeiro da dívida líquida e fluxo de caixa do grupo, o que lhe deu uma visão global e compreensão das finanças no nível do Grupo. Em 2011, foi nomeado Chefe de Finanças e Controladoria para um perímetro de 8 países, com 15 empresas e um volume de negócios superior a € 6 mil milhões.

Em setembro de 2014, assumiu o cargo de Diretor Financeiro da EDF China e CFO da EDF China Holding. E participou da revisão da estratégia e reorganização das atividades da EDF China em 2017.

Mariano tem experiência como membro do Conselho de Administração de empresas na Polônia, Hungria, Holanda e Bélgica e agora é membro do conselho e conselho fiscal de quatro empresas na China. Graduado em Administração de Empresas com especialização em Finanças, na U.B. Buenos Aires, Argentina.

 

Ricardo Barsotti

Ricardo Barsotti

Diretor Jurídico

Desde fevereiro de 2017, Ricardo Barsotti é Diretor Jurídico da EDF no Brasil e da Divisão Internacional da EDF para a América do Sul (exceto Chile).

Ele e sua equipe são responsáveis por todos os aspectos jurídicos das entidades e atividades da EDF na região, com exceção da EDF Renewables e da Citelum, incluindo suporte jurídico para o desenvolvimento de projetos no Brasil e na América do Sul (“South America Business Development”).

Ele está à frente de todos os assuntos envolvendo direito societário, contratos, governança corporativa, disputas fiscais, litígios, direito do trabalho/previdenciário e do relacionamento com escritórios de advocacia parceiros. Barsotti também é Secretário do Conselho de Administração e das Assembleias Gerais da EDF Norte Fluminense e da Sinop Energia, ocupando ainda, nesta última, a posição de Conselheiro suplente e de coordenador do Comitê Jurídico de acionistas, assegurando suporte jurídico em questões cruciais relacionadas à governança corporativa, financiamento de longo prazo junto ao BNDES, contratos de construção EPC e relacionamento entre acionistas.

Barsotti ingressou no Grupo EDF em fevereiro de 2015, como Assessor Jurídico de Projetos para o Brasil. Ricardo Barsotti fica baseado no Rio de Janeiro.

Ele obteve sua graduação em Direito (“LLB”) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e seu Mestrado (“LLM”) pela Northwestern Univesity em Chicago, EUA e, ainda, certificado em “Contratos de infraestrutura (Project Finance)” pela Faculdade Getúlio Vargas FGV/SP, em “Setor de energia – aspectos físicos e de regulamentação” pela Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica ABCE e em “Gestão de Departamentos Jurídicos” pelo Insper de São Paulo. Ele é membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo, desde o ano 2000 e do New York Bar Association desde 2009.

Veronica Vara

Veronica Vara

Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e QSMA

Veronica Vara assumiu o cargo de Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e QSMA na EDF Norte Fluminense em setembro de 2021.

Veronica Vara assumiu o cargo de Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e QSMA na EDF Norte Fluminense em setembro de 2021. Há 24 anos no Grupo EDF, ingressou como estagiária na área jurídica e consolidou sua trajetória profissional passando por todos os níveis de gestão na área de RH. Ao longo desses anos, acumulou diversificadas experiências, tendo atuado com relações sindicais, projetos de otimização e transformação, estratégia e capacitação de liderança.

Em 2011, assumiu a Diretoria de Recursos Humanos e Financeiros de Contabilidade, que faz parte da Direção de Serviços Compartilhados, na qual apoiava estrategicamente as questões relacionadas à gestão de recursos humanos e de orçamento. Após liderar 250 pessoas atendendo a unidades corporativas do Grupo, incluindo a Presidência, como diretora de unidade em Paris, assumiu, em 2016, a área de Gerenciamento de Carreiras e Mobilidade Internacional na EDF Energy, em Londres, possibilitando uma carreira internacional que teve continuidade com a chegada ao Brasil.

Formada em Direito Internacional na Universidade de Toulouse, na França, Veronica fala espanhol, inglês, francês e português e tem como inspiração as pessoas e a realização do coletivo.

Jean-Philippe de Oliveira

Jean-Philippe de Oliveira

Diretor de Operações

Jean-Philippe de Oliveira é diretor de Operações da EDF Norte Fluminense desde setembro de 2020.

Anteriormente, trabalhou por 2 anos como gerente de O&M na usina termelétrica de Macaé, participando ativamente das estratégias de desenvolvimento da empresa e dando suporte à gestão da UHE Sinop, no Mato Grosso.

Jean-Philippe ingressou no Grupo EDF em 2009 como coordenador técnico na Usina Termelétrica de Bouchain – Norte, na França. Em 2014, foi designado como gerente de O&M da Usina Termelétrica de Blenod no mesmo país. Em ambas as experiências, assumiu desafios importantes no âmbito de gestão de equipes e projetos.

Engenheiro formado pela Arts et Métiers PARISTECH (Lille, França), Jean-Philippe completou sua formatura com título de Engenheiro pela Universidade Politécnica de Madrid, com especialidade em mecânica e construção. Ele fala francês, inglês, português e espanhol.

 

Pierre Bernard

Pierre Bernard

Diretor de Novos Negócios

Pierre Bernard é diretor de Novos Negócios da EDF Norte Fluminense desde fevereiro de 2020. Há 9 anos no Grupo EDF, com uma ampla experiência em negociação, administração de ativos e gestão de equipes, Pierre desenvolveu sua carreira na Dalkia, subsidiária de serviços de energia do Grupo, na França.

Pierre ingressou na Dalkia em 2011 como gerente de operações da unidade de Cherboug, na França. Em 2013, assumiu a posição de diretor na subsidiária da Hague Energie e, em 2016, se tornou diretor operacional adjunto da empresa em Lille, também na França. Posteriormente, passou pelo time de gestão de vendas no mercado de energia, permanecendo até o início de 2020, quando assumiu a diretoria de Novos Negócios da EDF Norte Fluminense.

Antes de ingressar no Grupo, Pierre trabalhou por 9 anos no setor automotivo na França e no exterior em funções operacionais e de projeto. Pierre é engenheiro, formado pela Hautes Etudes Industrielles (Lille, França), e fala francês, inglês, alemão e português.